Materia da Prefeitura de Saquarema ( RJ)

26-11-2010 14:35

www.saquarema.rj.gov.br

Saquarema, 23 de novembro de 2010 - 12:10H

Notícias de Saquarema

Notícia n° 1838



Atleta de Saquarema é promessa para Jogos Parapanamericanos no México

em: 09/11/2010



Campeão brasileiro absoluto, campeão e recordista sulamericano e campeão mundial com o melhor índice técnico da competição, o paratleta Caio Oliveira é uma grande promessa da natação brasileira para os Jogos Parapanamericanos, em julho de 2012, no México.



Aos 17 anos, o atleta saquaremense venceu praticamente todas as competições desde que se profissionalizou há menos de dois anos. Entre suas conquistas estão o título de campeão mundial e melhor índice técnico da competição, na Republica Tcheca, em agosto passado. Também no último ano, Caio foi campeão e recordista sulamericano nos 400 livres e os 200 medley e há menos de um mês o nadador chegou mais uma vez ao lugar mais alto do pódio: levou cinco medalhas de ouro nos Jogos Estudantis para Paratletas, em São Paulo.



“As dificuldades acabaram vindo a meu favor”, diz ele, que até o ano passado só competia com atletas convencionais. "Caio sempre treinou puxado porque não tínhamos estrutura para atendê-lo isoladamete, tinha que treinar com todo mundo e isso deu muita força a ele", conta o professor Eduardo Alvim, da Academia Interação e técnico de Caio desde que o atleta tinha quatro anos. Dessa época até 2007, o atleta passou por sete cirurgias corretivas. Contudo, em 2008 já integrava a seleção da Região dos Lagos de atletas convencionais, quando foi descoberto pelo Vasco, que tem uma equipe de paraatletas. Desde então, Caio se profissionalizou e só compete nessa categoria .



O nadador, que nasceu com uma má formação da coluna vertebral e tem a musculatura e os movimentos das pernas bastante comprometidos, agora sonha com os Jogos Parapanamericanos. As primeiras seletivas serão realizadas em dezembro próximo e já está treinando cerca de duas horas e meia por dia. "Precisamos de apoio para melhorarmos nossos índices", diz Alvim.

 

Escrito por : Marcia Montojos                         

             Acessora de Imprensa